Cuidados com assistência técnica de computadores

Quando computadores, tablets e notebooks apresentam falhas, certos cuidados devem ser tomados antes de os equipamentos serem levados para a assistência técnica. Casos de vazamento de informações pessoais, como fotos íntimas e dados bancários, deixam usuários alertas para tomar medidas preventivas que evitem a ocorrência desses crimes.

Para onde levar o computador

Encontrar uma assistência técnica de confiança é o primeiro cuidado que o consumidor deve tomar. É possível pesquisar junto ao fabricante se há assistência técnica autorizada na cidade ou pedir indicações junto à loja onde o produto foi comprado. Caso conheça alguém das áreas de informática ou tecnologia da informação, peça uma indicação de assistência técnica ou mesmo um técnico particular que pode avaliar o problema. Quando encontrar assistência técnica, sempre peça um orçamento detalhado do serviço, com valor da mão de obra, peças que eventualmente precisem ser trocadas e prazo de realização do trabalho. Recomenda-se consultar o preço de outros prestadores de serviço para ter uma segunda ou terceira opção. Avalie não só o preço, mas também a coerência das propostas.

Informações pessoais

Os computadores pessoais contêm uma grande variedade de arquivos pessoais que, em mãos erradas, trazem riscos, como a exposição de imagens íntimas, de dados pessoais e bancários que podem vir a ser utilizados por criminosos. Se não for feita a remoção de conteúdos sigilosos do PC antes de enviá-lo para a manutenção, é prudente pedir à assistência um termo de confidencialidade, que garante que seus dados pessoais não serão copiados sem sua anuência, garantido sua privacidade.

É importante também que você conheça sua máquina e tenha um inventário dos componentes físicos dela, como placa-mãe, HD, unidades de CD/DVD, memórias, processadores, placas de vídeo e som, peças que podem ser trocadas à revelia do que foi acertado com a assistência. Outra dica é marcar as partes do equipamento que serão deixadas na assistência técnica. Isso pode evitar que algumas delas sejam substituídas sem a sua autorização.

Uma recomendação que vale seguir é não deixar senhas gravadas em seu computador. Mesmo que seja mais prático, pode não ser seguro deixar contas de e-mail, redes sociais e bancos com login automático. O ideal é que sejam solicitados a cada acesso, para dificultar o roubo de informações.

Nota fiscal

Ao final do serviço, solicite nota fiscal com a descrição completa do serviço, bem como o prazo de garantia da assistência. Se o reparo não ficar de acordo com o esperado, você pode retornar para verificar o que houve ou até mesmo pedir o dinheiro gasto de volta. Como em qualquer mercado, existem bons e maus profissionais, por isso, pesquise sempre empresas ou prestadores que sejam referência. E um bom profissional já se revela desde o atendimento, tratando o cliente com respeito e paciência, sem jamais se aproveitar da falta de conhecimento técnico para vender um produto ou serviço desnecessário. Fique atento.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Siga, Inscreva-se e Curta nossas Redes Sociais

Open chat
Posso ajudar?