Web Design - A evolução das páginas na web
A internet passou nestes últimos anos uma surpreendente mudança. Com a evolução da tecnologia, o mundo digital sofreu grandes alterações. Desde o nascimento da internet e seus primeiros passos em 1962, essa ferramenta tornou-se cada vez mais evolutiva.
Com a chegada dos smartphones, tablet e smart tv o mundo da web passou a ter muitas opções de acesso e com isso gerou problemas com a apresentação das páginas na internet. Ou seja, a forma como os elementos ficavam apresentados. Para essa inconveniência, surgiu então a mobilidade responsiva, uma resposta adequada para apresentação do design dos sites. A partir daí foi possível desenvolver se adéquam a diferentes tamanhos e formatos de telas.
O que é um site responsivo?
Um site responsivo, ou também chamado de flexível, é um site que se adapta automaticamente à tela do dispositivo que o usuário está usando. Isso é, não importa se o usuário está acessando por um notebook, Ipad ou smartphone, o site vai sempre se encaixar no tamanho do visor do aparelho para facilitar a leitura. A proposta é adaptar as dimensões dos componentes do site para que se moldem ao tamanho de cada tela, melhorando a usabilidade do site.
Um exemplo de sites que não possuem responsividade, são aqueles que quando acessados pelo smartphone ficam com o tamanho das letras e imagens reduzido, tornando a acesso e a navegação naquele site difícil e cansativa. Nesse casos, o leitor tem de utilizar a ferramenta de zoom in e zoom out o tempo inteiro para conseguir andar pelo site, o que não acontece com os sites responsivos.
Dados do IBGE mostram que no Brasil o acesso à internet por celulares e tablets já ultrapassou os acesso pelo computador tradicional, o que nos mostra o quão importante é adaptar o seu site e o seu negócio às novas tecnologias.
institucionais
São ideais para empresas que já possuem um público cativo ou que, ao menos, já está inteirado sobre os produtos e serviços que a organização desenvolve. Isso porque ele funciona como um cartão de visitas online, podendo ter pouco efeito para visitantes não familiarizados com o seu negócio.
Geralmente, esses sites contam com seções mais descritivas sobre a empresa, bem como produtos e serviços. Como eles costumam ser limitados do ponto de vista do Marketing Digital, novas estratégias têm sido aplicadas para potencializar esse modelo de site.
Dinâmico
Os sites dinâmicos são aqueles que procuram combinar diferentes seções — sejam elas de cunho institucional ou um blog — dentro de um mesmo site. Ou seja, o conteúdo muda e expande-se com o passar do tempo.
Esse tipo de página contribui muito para ações mais efetivas de Marketing Digital, já que não se limita a falar apenas sobre seus produtos. Aqui, você pode adicionar um diário virtual oferecendo dicas e informações importantes para cativar seu cliente, por exemplo, através de conteúdo relevante e que gera interesse.
O modelo é usado por empresas de diversos portes, trazendo bons resultados tanto para quem pode investir mais quanto para quem ainda atua com uma verba limitada. Assim, o site dinâmico é uma boa pedida para quem quer melhorar seu alcance na Internet.
Loja virtual
Entender o que é um site de e-commerce não tem muito mistério, apesar de envolver um volume de trabalho imenso para mantê-lo atualizado. Uma loja virtual se caracteriza pela venda direta de produtos e serviços ao cliente por meio da Internet. São muito bons para lojas de roupas, calçados ou mesmo serviços delivery e outros formatos diversos de venda.
Porém, para fazê-lo funcionar devidamente, procure desenvolver um site responsivo e que esteja constantemente atualizado com os produtos dispostos para venda e sua precificação. Como existe uma concorrência acirrada na Internet, a experiência do usuário é uma questão central para que ele se interesse em realmente efetuar uma compra. Sites clean e com a finalização da compra disponível a um clique levam vantagem.
Site one-page
Os sites one-page ou mini-site possuem a grande vantagem de serem altamente responsivos. Por resumirem todo o conteúdo em uma única página subdividida por seções que abrem na própria home page, são bastante adequados para empresas com uma audiência jovem e ocupada, familiarizada com esse tipo de linguagem e acostumada com a rapidez da Internet.
Muitas universidades, escolas e empresas de Marketing têm optado por esse recurso, tanto pelo perfil do seu público quanto pela possibilidade de oferecer informação com rapidez e de sair na frente em relação à concorrência.
Portais
Os portais são ainda mais diversos e completos do que os sites dinâmicos citados anteriormente. Você já deve ter entrado em um site como o G1 ou o Yahoo!, que condensam uma grande quantidade de dados, informação e conteúdo. Esses sites costumam conter em uma mesma estrutura a seção de notícias, meteorologia, moda, e outras páginas diversas.
O objetivo de condensar tanta informação é o fato de os portais serem voltados para empresas que trabalham com dados e notícias e precisam atingir um grande número de visitantes todo os dias para manter seus negócios funcionando.
Gerenciar um site tão repleto de informação não é tarefa fácil, e a terceirização da administração de um trabalho como esse é parte integrante de sua estrutura. Muitos desses sites contam com colaboradores externos para produzir suas notícias e manter sua rede atualizada. Tudo depende do volume de dados que você possui e como pode geri-lo.
Hotsite
Os hotsites são sites esporádicos feitos para reforçar alguma campanha de publicidade ou de Marketing. Pode ser um produto novo ou mesmo algo sazonal que o seu negócio vai lançar e pelo qual as pessoas deverão nutrir um interesse passageiro.
Redes de fast-food, por exemplo, podem usar esse recurso quando lançam uma nova combinação de comes e bebes. É extremamente comum esse recurso no setor automotivo, quando do lançamento de um novo carro. O mesmo vale para marcas de roupas e calçados que vão lançar uma linha exclusiva. Tudo depende de como seu negócio atua e qual a importância de determinadas ações de publicidade.
Landing Page
As landing pages são muito similares aos hotsites, porém, o foco principal é trabalhar com todo conteúdo em uma única página para apresentação de serviços / produtos, geração de leads e vendas. Campanhas específicas em links patrocinados, redes sociais e outros costumam redirecionar seus visitantes para essas páginas, fazendo com que as empresas tenham uma visão melhor das conversões.
Se gostou de saber quais são os tipos de site e qual é o melhor para meu negócio, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais! Assim, mais pessoas poderão conhecer os diferentes formatos de site disponíveis para cada empresa.